sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Meu pré-natal pelo SUS - Primeiro trimestre


SUS é um sistema que funciona sim, porém o que não funciona é a boa vontade das pessoas que trabalham para o SUS, muitas vezes os concursados, que estão na operação tartaruga. 

Minha opção de fazer o pré-natal pelo SUS foi, devido o fato, de morar em uma cidade em desenvolvimento, manipulada por médicos corporativistas que só induzem a uma cesariana, então pelo SUS tenho a opção de fazer um parto normal no hospital da cidade. Claro que meu sonho seria parir na água, na banheira, de forma mais natural possível, sem intervenção nenhuma. Mas como aqui na minha cidade não é viável, minha opção é fazer pelo SUS.

Meu pré-natal começou com a primeira consulta com a Enfermeira e não com a médica, já sabia que seria assim, por isso não fiquei surpresa. Ela fez uma carteirinha de gestante, fez alguns exames que são feitos na forma de teste rápido, como HIV, Hepatite, Sífilis. Coletei sangue para fazer Toxoplasmose, hemograma, e marquei no laboratório exame de sangue e ultrassom. Como o US demoraria um pouco fiz particular para saber ao certo de quantas semanas eu estava, e estava com 8 semanas.

Na próxima consulta foi com a médica, ela apenas leu os exames, preencheu na caderneta de gestante e disse que os exames seriam trimestrais, não falou quase nada, fez poucas perguntas, eu fiz menos ainda pois a essa altura já com quase 3 meses eu já tinha visitado muitos canais de médicos especialistas na internet e não tinha dúvida alguma. A médica do posto é recém formada, e não me passou muita segurança, mas ok, afinal minha gestação não é de risco então não tenho o que me preocupar.

As consultas serão mensais, mas os exames trimestrais, então basicamente é medir pressão, verificar o peso, medição da barriga e ouvir o batimento cardíaco do bebê ( quando o aparelho que mais parece um rádio velho permite).

Não é o pré-natal dos meus sonhos obviamente, mas lendo um pouco sobre como é o pré-natal em países desenvolvidos como Inglaterra e EUA, percebi que não há muita diferença no acompanhamento, lá o sistema de saúde oferece somente dois US, assim como é no Brasil, porém o parto lá na Inglaterra pode ser de escolha da mulher, com Doula, banheira, água, ou seja mais humanizado. 

Sintomas:

Praticamente nada!
Tive muita vontade de comer frutas cítricas nas primeiras semanas, meu corpo deveria estar precisando de vitamina C;
Praticamente ao tive enjôo, tive somente dois dias de um mal estar, e acabei tomando limão espremido na água com um pouco de bicarbonato de sódio;
Até o terceiro mês uma sensação de desânimo e vontade de ficar em isolamento;
Sono mas nada de mais;
Um pouco de indisposição.

Medicação:

Tomei ácido fólico até o terceiro mês de gestação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário