Minerais
O mineral está presente dentro das rochas. Existem
milhares de minerais, mas os principais são:
Máfico, Mica, feldspato, quartzo, esses quatro
minerais compõem 90% da crosta terrestre. Ele contém os elementos mais
abundantes da crosta que são oxigênio, e silício.
De acordo com a composição química, os minerais são
classificados em:
ÓXIDOS, SILICATOS, SULFATOS, CARBONATOS, SULFETOS
Os
minerais são recursos naturais encontrados no subsolo e é usado para a produção
industrial por servir de matéria-prima para confecção de bens de consumo, como
utensílios domésticos, fios elétricos, joias, materiais de construção, além de
servir como fonte de energia.
As cidades são compostas por construções edificadas, extraem-se uma série de minerais da natureza, no setor industrial, desde as máquinas usadas na produção até o produto construído são extraídos dos recursos minerais que não são iguais quanto à composição física e química, desse modo são classificados em dois grupos: minerais metálicos e minerais não metálicos, incluindo ainda os recursos energéticos fósseis.
As cidades são compostas por construções edificadas, extraem-se uma série de minerais da natureza, no setor industrial, desde as máquinas usadas na produção até o produto construído são extraídos dos recursos minerais que não são iguais quanto à composição física e química, desse modo são classificados em dois grupos: minerais metálicos e minerais não metálicos, incluindo ainda os recursos energéticos fósseis.
O diamante é mineral composto de
Carbono, o grafite também.
• Minerais metálicos: que contém em sua composição elementos físicos e químicos de metal, que possibilitam uma razoável condução de calor e eletricidade. Exemplos: Ferro, alumínio e cobre.
• Minerais não metálicos: minérios que não contém em sua composição propriedades de metal. Exemplos: diamante, calcário e areia, dentre outros.
• Recursos energéticos fósseis: minérios que contém em sua composição elementos de origem orgânica. Exemplos: petróleo, gás natural e carvão.
• Minerais metálicos: que contém em sua composição elementos físicos e químicos de metal, que possibilitam uma razoável condução de calor e eletricidade. Exemplos: Ferro, alumínio e cobre.
• Minerais não metálicos: minérios que não contém em sua composição propriedades de metal. Exemplos: diamante, calcário e areia, dentre outros.
• Recursos energéticos fósseis: minérios que contém em sua composição elementos de origem orgânica. Exemplos: petróleo, gás natural e carvão.
Rochas
As rochas são
formadas por um conjunto de minerais. As rochas simples são formadas por um único tipo de mineral, como o
mármore. As rochas compostas
possuem mais de um mineral, como
o granito.
Para
classificarmos as rochas, podemos dividi-las em três diferentes grupos:
rochas sedimentares,
rochas magmáticas e rochas metamórficas.
No interior da Terra encontramos
uma camada chamada magma, que é uma rocha muito quente,
derretida em razão da alta temperatura lá existente. Esse magma são as lavas que podemos ver saindo dos vulcões. Quando o magma chega à superfície terrestre em forma de lava, acontece
seu resfriamento, formando assim as rochas magmáticas. O granito e o basalto são tipos de
rochas magmáticas.
As rochas
sedimentares são formadas por sedimentos de areia, argila e cascalho que
se locomovem com as águas das chuvas e através dos ventos ou pelo calor do sol.
Esses fragmentos de outras pedras, pequenos pedacinhos, caem nas águas dos rios
e dos mares, se alojam e o acúmulo dos mesmos forma as rochas sedimentares.
Essas
rochas são muito interessantes, pois trazem em si partes
dos fósseis ou resto dos mesmos, ficando com aparência de obras de arte. Isso acontece porque no fundo dos rios
e oceanos existe vida, plantas e animais que são cobertos com os fragmentos que
vêm de fora e com o tempo formam as rochas sobre os mesmos. Essas rochas são
usadas na fabricação de telhas, tijolos, artigos e peças de arte, como vasos de
cerâmica e porcelanas.
Os fósseis são restos
de animais ou plantas que ficaram presos nas rochas e
que não foram destruídos devido à proteção das mesmas. Dessa forma, as bactérias
decompositoras não conseguem atingir os mesmos para se alimentarem e
destruí-los, o que mantém a preservação dos mesmos nas rochas como se tivessem
sido esculpidos ou desenhados.
As rochas
metamórficas são formadas por outros tipos de rocha (magmáticas e
sedimentares), que se modificam com o tempo. Essa
modificação acontece quando elas entram nas camadas profundas da Terra e,
devido ao calor existente, sofrem alterações ou ainda, porque estavam embaixo
de outras rochas mais pesadas que ajudaram na sua modificação.
Cálcio:
É um dos elementos mais abundantes do organismo. Está presente em 1,5 a 2% do peso corporal e em 39% dos minerais corporais. Entretanto, 99% desse mineral encontra-se nos ossos e dentes, Apenas 1% está no sangue
Funções: Formação de ossos e dentes, coagulação sangüínea, ativação de enzimas, condução de impulsos nervosos e contração muscular.
Carência: Retardo do crescimento, dentes e ossos frágeis, raquitismo e osteoporose.
Excesso: Calcificação dos ossos e tecidos moles, comprometimento renal e prejudica a absorção do ferro.
Fontes alimentares: Leite, iogurte, queijos, peixes, gema do ovo, hortaliças verdes, gergelim e feijão
É um dos elementos mais abundantes do organismo. Está presente em 1,5 a 2% do peso corporal e em 39% dos minerais corporais. Entretanto, 99% desse mineral encontra-se nos ossos e dentes, Apenas 1% está no sangue
Funções: Formação de ossos e dentes, coagulação sangüínea, ativação de enzimas, condução de impulsos nervosos e contração muscular.
Carência: Retardo do crescimento, dentes e ossos frágeis, raquitismo e osteoporose.
Excesso: Calcificação dos ossos e tecidos moles, comprometimento renal e prejudica a absorção do ferro.
Fontes alimentares: Leite, iogurte, queijos, peixes, gema do ovo, hortaliças verdes, gergelim e feijão
Magnésio:
Depois do potássio, é o segundo mineral mais abundante encontrado nos fluidos intracelulares. Encontrado nos ossos, músculos, tecidos moles e líquidos extracelulares.
Funções: Necessário para a atividade normal das enzimas e para o uso de energia. Crescimento de ossos. Fundamental para a função normal do cálcio.
Carência: Irritabilidade, função nervosa anormal, perda de apetite, náuseas, vômitos, sonolência e espasmos musculares.
Excesso: Problemas respiratórios, pressão baixa, ritmo cardíaco alterado e inibição da calcificação da calcificação óssea.
Fontes alimentares: Gérmen de trigo, nozes, damasco, tofu, água de coco, camarão, cereais integrais, soja, acelga, quiabo
Sódio:
Representa 1% do peso corporal ou 70g para um homem adulto. É um elemento facilmente encontrado na natureza.
Funções: Equilibra os líquidos corporais, juntamente com o potássio e cloreto, manutenção do equilíbrio ácido básico, excitabilidade de músculos e controla a pressão osmótica.
Carência: Convulsões, fraqueza e letargia.
Excesso: Hipertensão, cefaléia, parada respiratória e eritema da pele.
Fontes alimentares: Sal de cozinha, carnes e produtos com base de carne, embutidos, queijos, bacon, sopa, vegetais enlatados, pão e cereais matinais
Potássio:
Cerca de 85% do potássio ingerido pela dieta é absorvido.
Funções: Manutenção do líquido intracelular, contração muscular, condução nervosa, freqüência cardíaca, produção de energia, e síntese de proteínas e ácidos nucléicos.
Carência: Cansaço, fadiga, fraqueza, dores musculares, hipotensão, vômitos e dilatação cardíaca.
Excesso: Distúrbios cardíacos, confusão mental e paralisia muscular.
Fontes alimentares: Frutas secas, frutas frescas, banana, cítricas, vegetais crus ou cozidos, vegetais verdes folhosos e batata
Fósforo:
É um elemento essencial.
Funções: Formação de ossos e dentes, absorção da glicose, metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos. Participa de sistemas enzimáticos.
Carência: Dor nos ossos, osteomalácia, miopatias, acidose metabólica, taquicardia e perda de memória.
Excesso: Sensação de peso nas pernas, confusão mental, hipertensão, derrame e ataque cardíaco.
Fontes alimentares: Leite, peixe, fígado, ovos e feijão
É um elemento essencial.
Funções: Formação de ossos e dentes, absorção da glicose, metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos. Participa de sistemas enzimáticos.
Carência: Dor nos ossos, osteomalácia, miopatias, acidose metabólica, taquicardia e perda de memória.
Excesso: Sensação de peso nas pernas, confusão mental, hipertensão, derrame e ataque cardíaco.
Fontes alimentares: Leite, peixe, fígado, ovos e feijão
Experimento
Caçadores de
rochas
Caçar
rochas é uma atividade divertida e interativa, ideal para crianças do jardim de
infância ao segundo ano. É fácil, incentiva as crianças a trabalharem em pares
e permite-lhes explorar o terreno da escola. Para começar, entregue um saco de
papel de pão para cada criança ou dupla e vá para fora com o grupo. Explique
que estão caçando vários tipos e tamanhos de rochas e terão de colocá-las nas
sacolas. Quando voltarem para a sala, peça aos alunos para colocarem as pedras
à frente e para que peguem uma de cada vez , observando as diferenças entre
elas . Escreva algumas perguntas no quadro para incitar o pensamento inquisitivo
e verbalize esses detalhes ao longo do exercício. Perguntas pertinentes são:
"Todas as rochas têm o mesmo peso quando as seguramos?", "Que
cores podemos enxergar nas rochas?" e "Quantos tamanhos diferentes de
rocha existem?" Disponibilize clipes de papel para as crianças unirem uns
aos outros e medirem o comprimento das rochas. Registre todos os resultados da
discussão na classe no quadro. Peça aos alunos para desenharem suas
rochas favoritas e suas características em um relatório de ciências.
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