quinta-feira, 25 de maio de 2017

Pós parto - Puerpério - Baby Blues


Diferentemente da depressão pós parto, esse estado passa, ao menos deve passar nos primeiros quinze dias, se não passar é necessário que procure ajuda profissional.

Muitas mulheres não falam sobre isso, muitas nem sabem que isso pode ocorrer, mais uma vez nos vendem a ideia de que você tem que chegar em casa linda bela e radiante com seu bebê nos braços e amar ele incondicionalmente, isso não acontece dessa forma, não acontece com a maioria das mulheres, quase todas na verdade, mas muitas não tem a coragem de assumir. O amor se constrói, e não surge de uma hora para outra. 

Eu tive a sorte de algumas amigas abrirem o jogo e falar a verdade, então eu me preparei para passar por isso, uma amiga disse que queria devolver o bebê, outra pensou em dar para a mãe dela, outra até mesmo em afogar na banheira, sim é horrível, mas o estado puerperal tem que ser levado a sério, as mulheres precisam de apoio, elas precisam ser observadas.

Mais uma vez é só a natureza agindo, um turbilhão de hormônios é lançado no organismo, que caem como uma cascata, no parto normal é ainda mais intenso, e esses hormônios alteram toda a fisiologia do organismo, além de todas as mudanças psíquicas, você chega em casa com um bebê e se dá conta que sua vida mudou para sempre.

Eu senti a mudança hormonal, fiquei mal por uns dois dias, chorei, sim é natural chorar, não se culpe por isso, e fiquei aérea por duas semanas, sentia como se fosse um balão de ar na minha cabeça, sobrava um espaço, não conseguia ler nada, fiquei longe do celular por uns dias, não conseguia assimilar muita informação, as primeiras visitas me deixaram triste, elas iam embora e eu ia pro quarto chorar, não queria receber visitas tão cedo, principalmente de pessoas que não tenho muita intimidade, mas faz parte.

Amamentava e ficava olhando pro nada, além de ter que lidar com os seios doendo, os pontos da episio, dificuldade para sentar e amamentar, e estar bem para atender o bebê nesse momento que exige muito. Aceite ajuda, aceite que alguém te faça uma comida quente, aceite que alguém limpe a casa para você, aceite até mesmo que cuidem do bebê, você precisa ser cuidada nesse momento, não precisamos ser forte o tempo todo, e lembre-se do mantra da maternidade. VAI PASSAR! Se não passar procure ajuda de um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário