sábado, 7 de março de 2015

A água e a saúde humana

     Vital para nós seres humanos, a água compõe  grande parte do nosso corpo. O percentual de água no organismo humano diminui com a idade: entre 0 e 2 anos de idade é de 75 a 80 %; entre 2 e 5 anos cai para 70 a 75%; entre 5 e 10 anos fica entre 65 a 70%; entre 10 e 15 anos diminui para 63 a 65% e entre 15 e 20 anos atinge 60 a 63%. Entre 20 e 40 anos esse teor de água no corpo humano fica entre 58 a 60%.
     São muitas as doenças vinculadas à água, devido a falta de saneamento básico. Elas interferem na qualidade de vida da população e até mesmo no desenvolvimento do país. A maioria dessas doenças é de fácil prevenção, mas causam muitas mortes, como o caso da diarréia entre crianças menores de 5 anos no Brasil. Os custos para a prevenção seriam muito menores, que os gastos com as doenças no SUS.

As doenças são transmitidas pelo contato ou ingestão de água contaminada.


É importante lembrar que os custos com prevenção dessas doenças são menores do que os gastos do sistema de saúde para tratar as doenças.

Conheça algumas das principais doenças relacionadas à falta de saneamento:
amebíase, parasita o intestino humano.
ancilostomíase, ou “amarelão”parasita o intestino humano
ascaridíase, “lombriga”, parasita o intestino humano
teníase, e cisticercose,  “doença do porco”
cólera, bactéria que habita o intestino
dengue, se reproduz na água parada
diarréia, intoxicações alimentares por diferentes motivos
elefantíase, parasita que destrói o sistema linfático
esquistossomose, platelminto que parasita o corpo...
A maioria dessas são doenças são causadas por agentes patológicos que tem seu ciclo biológico, dependente da água. Pois habitam o intestino de animais, ou do homem e são lançadas na água através das fezes, assim sem tratamento o humano entra em contato com a água e se contamina.


     Para reduzir os casos dessas doenças é fundamental que a população tenha acesso a água boa, tratamento correto do esgoto (seja ele doméstico, industrial, hospitalar ou de qualquer outro tipo), destinação e tratamento do lixo, drenagem urbana, instalações sanitárias adequadas e promoção da educação sanitária (que inclui hábitos de higiene), entre outras ações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário