quarta-feira, 11 de março de 2015

Fontes hidrotermais


Em 1929, os bioquímicos John Haldane e Aleksander Oparin testaram a hipótese de que faltava oxigênio livre na atmosfera da Terra. Nesse ambiente inóspito, sugeriram eles, os compostos orgânicos poderiam se formar de simples moléculas se fossem estimulados por uma forte fonte de energia - ou radiação ultravioleta, ou relâmpagos. Haldane dizia ainda que os oceanos teriam sido uma "sopa primordial" desses compostos orgânicos. Urey e Miller realizaram em 1953 um experimento para comprovar se que moléculas orgânicas poderiam surgir em atmosferas sem oxigênio, como na Terra primitiva.

Sopa Primordial?
A teoria da ‘sopa primordial’ foi proposta pela primeira vez em 1929, quando os bioquímicos JBS Haldane  e Aleksander Oparin publicaram seu influente ensaio sobre a origem da vida na qual entenderam que a radiação UV forneceu a energia necessária para converter o metano, a amônia e a água nos primeiros compostos orgânicos nos oceanos da Terra primitiva.  

“Apesar das falhas existentes na bioenergética e na termodinâmica desta ideia de 80 anos, a ‘sopa primordial’ ainda persiste como o pensamento central da origem da vida.
Ao afirmar a teoria da ‘sopa primordial’, a equipe voltou-se para a química da Terra para identificar a fonte de energia que poderia alimentar os antecessores primitivos dos organismos vivos: os gradientes geoquímicos ao longo de uma colmeia de cavernas naturais microscópicas em fontes hidrotermais. Estas células catalisadoras geram lipídeos, proteínas e aminoácidos.

Os primeiros vestígios fósseis, estruturas unicelulares semelhantes às atuais algas azuis-esverdeadas, datem de 3,5 mil milhões de ano.

 Originalmente, a Terra não continha compostos orgânicos. As condições existentes então seriam muito diferentes das atuais. A atmosfera não continha oxigênio, sendo antes rica em nitrogênio, amônia, hidrogênio, metano e água. Através da ação de raios elétricos ou calor, estes elementos ter-se-iam combinado em aminoácidos. Estes aminoácidos iriam posteriormente juntar-se e propiciariam a formação de organismos.

Hipótese de Oparin




Nenhum comentário:

Postar um comentário