sábado, 7 de março de 2015

Reino Monera

Bactérias

Os primeiros seres existentes no planeta terra foram as bactérias, são extremamente importantes, pois fazem fotossíntese, responsáveis pela liberação de oxigênio no planeta terra, o elemento mais importante para a vida na terra.

Genericamente chamada de germes, termo do século 19, as bactérias são sempre associadas a coisas negativas, coisas ruins, devido a causa de algumas doenças.

Mas existem coisas boas, como nos alimentos, iogurte, leite, no intestino...
O organismo do ser humano é composto por bactérias, para cada célula do corpo, existem 20 bactérias, representam como 10 % da massa do corpo. Existem uma relação de simbiose entre bactérias e o ser humano. Temos  de 200 a 2000 trilhões de bactérias a qualquer momento no nosso corpo.

Organismos unicelulares

Procariontes, sem núcleo, possui um emaranhado do DNA que se chama nucleóide

Reprodução por divisão binária, o DNA se replica e acontece a divisão formando duas bactérias

As bactérias fazem um tipo de conexão, “sexo estranho”, elas trocam DNA umas com as outras através de uma junção de estruturas chamadas PILI, ou PILUS, assim podem ocorrer mutações, causando as bactérias mais resistentes, a algum tipo de antibiótico por exemplo. Acontece então a variabilidade genética nas bactérias.

Antibiótico, que matam bactérias, que muitas vezes são boas para os organismos, mas quando os antibióticos são usados indiscriminadamente acaba deixando bactérias mais resistentes
Penicilina foi o primeiro antibiótico descoberto

Organismos unicelulares, sem núcleo definido e geralmente com apenas uma molécula de DNA. Podem ser esféricas (cocos), em forma de bastão (bacilos), espiral (espiroqueta e espirilo) e vírgula (vibrião).
Rhizobium (ajudam na fixação de nitrogênio em raízes de plantas leguminosas); Lactobacillus e alguns tipos de Streptococcus (produção de queijo, iogurte e requeijão).
Mycobacterium tuberculosis (tuberculose); Corynebacterium diphtheriae (difteria); Salmonella typhi (febre tifóide); Streptococcus pneumoniae (pneumonia); Vibrio cholerae (cólera).









Abaixo um link com imagens microscópicas de algumas bactérias

https://www.youtube.com/watch?v=7cN_i3t0ttI

Atividades

Pesquisa
Os alunos deverão fazer uma pesquisa com um relação de bactérias que causam algumas doenças, nome científico e doença, e fazer uma relação de bactérias que são benéficas, nome científico e benefícios.

Atividade

Mão na massa

Meio de cultura

Cultivando bactérias

Objetivo 

Mostrar a existência de bactérias possível de ver a olho nú e como eles contaminam o meio de cultura. 

Material (para o meio de cultura) 

1 pacote de gelatina incolor 

1 xícara de caldo de carne 

1 copo de água 

Dissolver a gelatina incolor na água, conforme instruções do pacote. Misturar ao caldo de carne 

Material (para a experiência) 

Duas placas de petri (ou duas tampas de margarina ou dois potinhos rasos), com o meio de cultura cobrindo o fundo 

Cotonetes 

Filme plástico 

Etiquetas adesivas 

Caneta 

Procedimento 

Os alunos passam o cotonete no chão ou entre os dentes, ou ainda entre os dedos dos pés (de preferência depois de eles ficarem por um bom tempo fechados dentro dos tênis!). Há ainda outras opções, como usar um dedo sujo ou uma nota de 1 real. O cotonete é esfregado levemente sobre o meio de cultura para contaminá-lo. Tampe as placas de petri ou envolva as tampas de margarina com filme plástico. Marque nas etiquetas adesivas que tipo de contaminação foi feita. Depois de três dias, observe as alterações. 

Explicação 

Ao encontrar um ambiente capaz de fornecer nutrientes e condições para o desenvolvimento, as bactérias se instalam e aparecem. 

Esse ambiente pode ser alimentos mal-embalados ou guardados em local inadequado. O mesmo acontece com o nosso organismo: sem as medidas básicas de higiene, ele torna-se um excelente anfitrião para bactérias e fungos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário