segunda-feira, 9 de março de 2015

Sexualidade

Sexualidade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases:
  • Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos,
  • Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos
  • Juventude – dos 15 aos 24 anos.
No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)considera a adolescência, a faixa etária dos 12 até os 18 anos de idade completos, sendo referência, desde 1990, para criação de leis e programas que asseguram os direitos desta população.
A sexualidade no ser humano atravessa um longo desenvolvimento e tem início na adolescência. Cada pessoa tem seu desenvolvimento. No menino a puberdade se inicia com a primeira ejaculação ou polução e com as transformações que começam a ocorrer no corpo. Nas meninas, os seios começam a se desenvolver e diversas outras características físicas.
O estirão – Nos meninos, ocorre entre 14 e 16 anos. Nas meninas entre 11 e 12 anos. É a fase que mais se cresce.
Menarca – nome da primeira menstruação. O corpo da menina, que já havia ganhado volume, passa a ganhar contornos femininos.
Semenarca – primeira ejaculação no menino e desenvolvimento dos testículos. Nos meninos a puberdade começa mais tarde, por volta dos 13 anos.
A masturbação na adolescência dos meninos e das meninas é um acontecimento muito marcante, que geralmente começa antes da puberdade. É uma atividade importante porque proporciona um autoconhecimento do corpo e das suas sensações e emoções.
Os adolescentes podem sentir-se culpados com a prática da masturbação, pois em nossa cultura ela está associada a pecado, sujeira e outros mitos, principalmente no caso das meninas.
Quando chega a adolescência o rapaz fica com a atenção voltada, sobretudo para seus genitais, muitas vezes tem ereção que ele próprio não controla.

 Mudanças hormonais
As mudanças hormonais estão ocorrendo cada vez mais precocemente, alguns cientistas alegam essa velocidade aos agrotóxicos que consumimos nos alimentos, ou os hormônios aplicados na criação de aves e bovinos, mas isso são estudos que ainda estão em andamento e não existe uma data padrão para que as primeiras mudanças ocorram, elas podem variar. 

Prazer sexual
Muitas vezes descobrem pelo acaso, outras vezes são voluntárias e começam a experimentar novas sensações físicas que ainda não conheciam.
Nas meninas, ocorre principalmente friccionando o clitóris para chegar ao orgasmo. Nos meninos ocorre atrás da excitação sexual. A masturbação é uma atividade importante na vida do púbere.
Estrogênio- hormônio feminino é ele que causa várias alterações de comportamento podendo dificultar seus relacionamentos.
Testosterona – hormônio masculino e surge de forma marcante, por volta dos 13 anos. A bolsa escrotal desceu totalmente e a testosterona é produzida em grande quantidade.

Culto pela beleza
Outro aspecto entra em cena: a beleza física.
Muitos conflitos e problemas emocionais se iniciam nessa fase. A cobrança pelo corpo bonito e perfeito, não apenas em relação a si mesmo, mas também em relação aos parceiros.

Primeira relação sexual.
Adolescência é um período da vida que geralmente se inicia os primeiros contatos sexuais. Nesta fase, dificilmente a primeira vez pode ser considerada uma relação sexual, já que ele pouco se interessa pelo que o outro sente ou deixa de sentir. O jovem estabelece uma relação apenas com os genitais.
Iniciam-se as experiências do ficar, onde começam a vivenciar novas descobertas de sensações físicas e emocionais.
Nesta fase os adolescentes por sua impulsividade e imaturidade, necessitam de orientação sexual não apenas na escola, como também da família, principalmente na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
É importante alertar os filhos sobre as DSTs, procurando não cometer o erro de associar sexo a doenças, causando traumas emocionais que futuramente poderão ocasionar disfunções sexuais na vida adulta, comprometendo o emocional e a afetividade.
A camisinha é a principal aliada na prevenção de DSTs, portanto os jovens necessitam ter consciência da sua importância e treinar para se adaptar ao uso da mesma.
A outra questão importante no uso da camisinha é na prevenção de uma gravidez indesejada na adolescência.
Atualmente o número de adolescentes grávidas em nosso país ainda tem índices elevados e preocupantes.
A gravidez na adolescência além dos riscos para saúde da mãe e do bebê, pela imaturidade funcional orgânica da jovem, traz várias consequências na vida emocional, na relação familiar, nos estudos, etc.
A família tem um papel muito importante para o desenvolvimento psicossexual do adolescente.
Procurar ajuda é o melhor caminho para as famílias que estejam vivenciando problemas comportamentais dos filhos adolescentes e a ajuda psicológica é de fundamental importância..
Os pais de adolescentes nos dias atuais estão num profundo dilema em relação à educação sexual dos filhos diante das mudanças comportamentais dos jovens nas últimas décadas.
Os pais nos dias atuais são diferentes dos de antigamente, mesmo assim sentem-se com muitas limitações e inseguranças diante das atitudes dos filhos o que pode gerar uma infinidade de conflitos.
Conversar é sempre a melhor forma de esclarecimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário